FacebookPixel
Casa Sustentável, Decoração

Como reduzir o consumo de água em casa?

Estes truques vão diminuir o consumo de água em casa e ajudar-te a poupar.
17 jan 2022 min de leitura

Com o preço dos combustíveis e da energia em alta, as famílias portuguesas procuram cada vez mais soluções para poupar nas despesas mensais. Uma delas pode passar mesmo por controlar o consumo de água em casa, de forma a reduzir a fatura a pagar no final do mês. Mas como é que isto se faz? Explicamos tudo neste artigo da Deco Alerta.

Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Os nossos gastos mensais com os serviços públicos são muito elevados. E não me refiro apenas à energia. Também a fatura da água é um encargo difícil de pagar. Isto para além de sabermos que a água potável é um recurso escasso. Que conselhos nos podem dar para poupar nos gastos e no planeta?

A tua preocupação é muito importante e deveria ser partilhada por todos nós. Como referes, a água é um recurso escasso, apenas 0,002% da água existente no planeta é adequada para consumo. Portanto, é hora de poupar este recurso e diminuir os gastos mensais.

Existem gestos simples que podes adotar para reduzir a quantidade de água desperdiçada e, assim, promover um consumo consciente e sustentável. Deixamos-te algumas sugestões:

  1. Verifica o estado da canalização doméstica e procura mantê-la em bom estado, de forma a prevenir as fugas/roturas.
  2. Equipa as torneiras da tua casa com redutores e conseguirás reduzir o seu caudal em cerca de 50%. Sentirás a poupança na fatura.
  3. Opta por autoclismos com dupla descarga, pois é nas descargas que se desperdiça a maioria da água potável.
  4. Utiliza as máquinas de lavar loiça ou roupa sempre com a carga completa. Evite o mais possível os ciclos de lavagem mais longos, já que gastam mais água.
  5. Se lavas a loiça à mão, fecha a torneira enquanto a ensaboas.
  6. Os duches devem ser a escolha preferencial de todos. Banhos de imersão são mesmo a excepção. Enquanto a água não aquece, coloca um balde no chuveiro e aproveita essa água para outro fim.
  7. Rega o jardim ou os vasos de flores no início ou final do dia, quando a evaporação é menor. Cá está a oportunidade de utilizar a água que aproveitaste do chuveiro.
  8. Finalmente, não te esqueças de fazer a leitura regular do contador. Poderás controlar com rigor as faturas e os teus gastos.
Incentivar à poupança de água passa pela adoção destes hábitos em família. Estamos certos que a mudança dará frutos, tanto nas tuas economias pessoais, como no meio ambiente.

Fonte do artigo: Idealista
Notícia completa: Idealista//
Casa Sustentável, Decoração
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.