FacebookPixel
Casa Sustentável

Instalação de painéis solares

Esclarecemos todas as dúvidas sobre a instalação de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo.
11 set 2022 min de leitura

Com o aumento dos preços da eletricidade e do gás natural, a instalação de painéis solares para autoconsumo parece ser uma boa solução para casas e condomínios. Não só permite aos portugueses abraçarem finalmente as fontes de energia sustentáveis, como ajuda a promover consumidores mais autónomos e consciencializados sobre os seus gastos.
Decidimos reunir tudo o que precisas de saber sobre a instalação de painéis solares, quais as vantagens e ainda quais os preços dos painéis. Queremos que através deste guia completo consigas encontrar uma solução para as despesas que estão prestes a subir.

Instalação de painéis solares: o que devo saber

Antes da instalação de painéis solares importa considerar, pelo menos, quatro pontos importantes. São eles:
   1. Instala o número de painéis solares adequado: deves instalar a quantidade de painéis solares certa, de acordo com as necessidades do teu lar e do teu agregado familiar. Atenção porque montar painéis numa casa com baixo consumo de energia durante as horas de maior exposição solar não é aconselhado. Deves informar-te junto das empresas competentes para entender como poderão os painéis responder aos teus padrões de consumo;
   2. Estilo de vida: os painéis solares básicos são a solução para quem passa a maior parte do dia em casa. Quem volta para casa à noite deve apostar em painéis solares com solução de armazenamento (baterias fotovoltaicas), que acumula energia solar durante o dia e a armazena para que seja utilizada à noite;
   3. Onde montar painéis solares: importa perceber com exatidão onde será feita a instalação dos painéis solares. Normalmente acontece nos telhados, nos terraços de condomínios ou no solo numa zona a sul, com cerca de 2 m2 de espaço. Convém colocá-los em zonas com maior exposição solar, sem sombras, para não prejudicar a produção de energia;
   4. Cumprimento das leis: quem produz energia para autoconsumo deve prestar atenção ao Decreto-Lei n.º 15/2022, de 14 de janeiro, onde estão expressas todas as informações sobre o controlo da produção. A maioria das casas portuguesas, com potência entre 700 W e 30 kW precisam de fazer o registo dos painéis solares com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), algo que pode ser tratado com o apoio da tua respetiva empresa de eletricidade.

Vantagens dos painéis solares

Entre tantas dúvidas que surgem, uma delas diz respeito às vantagens dos painéis solares. Digamos que os painéis solares fotovoltaicos (designados de  Unidades de Produção para Autoconsumo - UPAC) oferecem as seguintes vantagens:
   1. Sustentabilidade: instalar painéis solares permite gerar eletricidade renovável, limpa e amiga do ambiente de forma gratuita. Estarás também a diminuir a pegada ecológica e a controlar a emissão de gases de efeito de estufa associada à produção de energia.
   2. Comodidade: através de um sistema fotovoltaico para autoconsumo há maior poupança de energia, além da manutenção ser bastante simples;
  3. Longa duração: os painéis solares têm tempo de vida útil de 25 anos e as baterias duram aproximadamente 7 anos (terão de ser substituídas no final desse prazo). Portanto, os painéis solares são um ótimo investimento a longo prazo;
  4. Valorização do imóvel: os painéis solares aumentam o valor da tua casa no mercado e são uma mais valia caso estejas a pensar vender ou arrendar o teu imóvel.
  5. Independência: autoconsumo rima com autonomia. Com um sistema fotovoltaico para autoconsumo irás tornar-te num cidadão mais consciente dos seus gastos e necessidades energéticas.
  6. Redução das despesas de eletricidade: Com um sistema de painel solar fotovoltaico a tua fatura de eletricidade vai diminuir. O excedente pode ser injetado na Rede Elétrica De Serviço Público (RESP), e ser pago posteriormente pela tua empresa de eletricidade. Este processo é muito comum entre os consumidores que façam parte de uma Comunidade de Energia Renovável (CER).

Conheçamos então o passo a passo para instalar painéis solares para autoconsumo:
  1. Deves começar por preparar o telhado. O local onde cada painel solar será colocado deve ser medido com precisão;
​​​​​​​   2. Num segundo passo são instalados os suportes dos painéis. As telhas são retiradas e fazem-se as perfurações necessárias para fixar o sistema fotovoltaico - sempre com cuidado para proteger a casa de infiltrações.
​​​​​​​   3. Instalam-se as estruturas de fixação, feitas em alumínio. São elas que vão prender o painel solar;
​​​​​​​   4. Conexão com a rede elétrica: está na hora de instalar o inversor. Um dos cabos é ligado ao painel e o outro é ligado à corrente. Com a conexão feita, o sistema de energia solar já está a produzir eletricidade e a poupança vai perceber-se.

O processo para instalar painéis solares exige o máximo cuidado e atenção ao detalhe. Podes contar com o apoio de um eletricista ou contactar empresas especificamente orientadas para a instalação de painéis solares.

O que é preciso para instalar energia solar: kit solar de autoconsumo

Para a instalação de energia solar em casa vais precisar de um kit solar de autoconsumo, composto por um conjunto de equipamentos, nomeadamente:
​​​​​​​   1.Painéis fotovoltaicos: vão converter energia do sol em energia elétrica e podem ser monocristalinos, policristalinos, híbridos e de painel de filme fino que é uma opção mais barata
​​​​​​​   2. Bateria: permite o armazenamento do excedente de eletricidade produzida durante o dia;
​​​​​​​   3. Inversor: vai transformar a corrente contínua gerada pelos painéis solares em corrente alternada. Este é provavelmente o principal elemento de um sistema fotovoltaico de autoconsumo;
​​​​​​​   4.Estruturas de suporte: são os elementos que vão permitir a fixação do painel ao telhado, ou a qualquer outro local onde seja colocado;
​​​​​​​   5. String box: caixa que serve para proteger todos os cabos e os próprios painéis fotovoltaicos, garantindo a segurança na utilização (consegue proteger, por exemplo, de possíveis acidentes elétricos).

Qual o preço dos painéis solares? E qual o preço da instalação?

Normalmente o preço varia tendo em conta o tipo de painel solar e a potência que escolhes. Segundo a DECO Proteste, um sistema solar de autoconsumo (com painéis, inversor DC/AC e a estrutura para telhado/terraço ou terreno) custa entre 500 euros - para uma potência de 500 W -, e 1500 euros - para uma potência de 1500 W. Acima de tudo, convém fazer uma pesquisa aprofundada e contar com o apoio de especialistas.
Para ajudar os portugueses a que se tornem consumidores e produtores da sua própria energia, existem vários apoios e incentivos para a instalação de painéis solares, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com comparticipações que podem chegar aos 85% do investimento feito (máximo de 2.500 euros).
Algumas companhias de eletricidade oferecem também tarifas de energia renovável, como a EDP Energia Solar, com painéis fotovoltaicos de 370W. Este tarifário, com débito direto e fatura eletrónica oferece um desconto de 10% nos primeiros 24 meses de contrato.

Compensa instalar painéis solares?

Apesar dos custos elevados, investir em painéis solares é uma mais valia, porque oferecem garantias extensas e o seu tempo de vida útil pode chegar aos 25 anos, no máximo. O facto de estares a utilizar energia verde, fará com que estejas a ajudar o ambiente e isso é algo que não tem preço.
De qualquer forma, deves prestar atenção a alguns fatores como o consumo de energia do teu lar, a localização da tua casa, o posicionamento do painel e a exposição solar.
Os painéis solares já não são elementos estranhos, senão uma parte de muitas casas, moradias, condomínios e apartamentos. 

Quais são os melhores painéis solares para instalar em casa?

Os painéis solares mais eficientes do mercado são aqueles que melhor conseguem absorver as células de luz solar e oferecem um custo de produção mais acessível.
Neste sentido, a maioria dos especialistas aconselha a instalação de painéis solares monocristalinos ou policristalinos, graças ao seu elevado desempenho tanto para clientes particulares como empresariais. Os painéis solares de filme fino são os menos recomendados, porque apesar dos custos de investimento serem baixos, poderão originar problemas em termos de funcionamento.
Em caso de dúvida é sempre preferível contactar profissionais do sector que te poderão aconselhar da melhor forma possível quanto à instalação de painéis fotovoltaicos. Começa por perceber quais são as ofertas da tua empresa fornecedora de eletricidade para baixar a conta da luz.

Fonte do artigo: Idealista
Notícia completa: Idealista//

Casa Sustentável
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.